CLIMAGEM

CLIMAGEM

TRINDADE MÓVEIS

TRINDADE MÓVEIS

JAQUES

JAQUES

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CONVENIÊNCIA BODEGA DA VILLA

CONVENIÊNCIA BODEGA DA VILLA

sábado, 25 de agosto de 2018

Famílias retiradas de Vila após vazamento em dique da Transposição do São Francisco voltam para casa

A Vila de Negreiros passou uma semana vazia (Foto: Amanda Lima)

As 35 famílias que no último dia 16 foram retiradas da Vila Produtiva Rural de Negreiros, localizada próximo ao dique de Negreiros, do Projeto de Transposição do Rio São Francisco, em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, voltaram para casa nesta sexta-feira (24). O grupo estava abrigado em dois hotéis da cidade. Segundo o Ministério da Integração, a remoção das famílias aconteceu após um vazamento da represa.

Os moradores passaram uma semana longe de casa. Nesse período, uma das principais preocupações deles era com os animais que haviam ficado na Vila. Além disso, quando tiveram que sair da comunidade, as pessoas só puderam levar algumas peças de roupas e documentos.

Em nota, o Ministério da Integração Nacional informou que cumpriu todos os requisitos de segurança, deu assistência aos moradores e que a estrutura não oferece riscos à população. Ainda de acordo com a nota, está em análise o período necessário para concluir os procedimentos preventivos no Dique Negreiros. A previsão é que as equipes de engenharia do Ministério finalizem o planejamento na próxima semana.

Esse foi o segundo problema apresentado no Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco no mês de agosto. No sábado (10) um dos canais se rompeu causando um grande desperdício de água. A Polícia Federal está investigando o caso e trabalha com a suspeita de uma ação criminosa. O trecho faz parte da terceira estação de bombeamento do Eixo Norte do Projeto da Transposição. O acionamento foi feito há apenas 15 dias, com a presença do presidente Michel Temer. A previsão era de que as águas do Rio São Francisco chegassem até os municípios do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte até setembro.

Vídeo:



Fonte: G1