CLIMAGEM

CLIMAGEM

TRINDADE MÓVEIS

TRINDADE MÓVEIS

JAQUES

JAQUES

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CONVENIÊNCIA BODEGA DA VILLA

CONVENIÊNCIA BODEGA DA VILLA

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Comando Militar do Nordeste tem novo comandante


O Comando Militar do Nordeste (CMNE) realizou, nesta terça (21). no Forte Gurarapes, a cerimônia de Passagem de Comando. Na ocasião, deixou o cargo de comandante, o General de Exército Artur Costa Moura, que assumirá o posto de Chefe do Departamento-Geral do Pessoal do Exército (DGP), em Brasília, passando a função para o General de Exército Marco Antônio Freire Gomes. 

"Foram dois anos e quatro dias exatos que tive o privilégio e honra de comandar o CMNE, local aqui nos Guararapes onde surgiu o Exército e, que ao longo do tempo tem uma estreita ligação com a população do Nordeste, seja no momento de utilizarmos nosso braço forte para defendê-la, seja no momento da mão amiga com as operações que realizamos. Saio daqui realizado, principalmente por ter comandado numa área onde nasci e fui criado, sou do município de Jiquiá na Bahia e gostaria de agradecer a forma hospitaleira em Pernambuco", afirmou o General Moura. 

Ele havia assumido o comando do CMNE em agosto de 2016 e, entre as atividades de destaque ao longo destes dois anos, estão: o apoio nas ações de controle e combate ao mosquito Aedes aegypti; apoio à Defesa Civil e as redes municipal e Estadual de Saúde com a instalação de dois Hospitais de Campanha, em Rio Formoso/PE e Marechal Deodoro/AL, para atendimento à população afetada pelas enchentes decorrentes das chuvas dos meses de maio e junho de 2017; ações conjuntas para manter a ordem pública, a exemplo das Operações Leão do Norte, Potiguar II e III e Operação São Cristóvão; envio do 25º contingente do BRABAT ao Haiti; assinatura do acordo de revitalização para o Parque Histórico Nacional dos Guararapes; estreitou laços com autoridades de todo o Nordeste; contribuição para o aperfeiçoamento do Programa de Distribuição Emergencial de Água Potável no Semiárido (Operação Carro-Pipa); 

Para o recém-empossado, General Freire Gomes, o grande desafio será dar continuidade a todas atividades desenvolvidas pelo CMNE. "É um desafio que nos orgulha muito, fico feliz em retornar a esta terra e de compartilhar não só com o povo pernambucano, mas com os nordestinos as grandes virtudes e alegrias daqui", declarou. Estiveram presentes na solenidade, o Ministro de Estado e Chefe do Gabinete de Segurança Instituicional (GSI), General Sergio Westhphanlen Etchegoyen, o Ministro de Estado da Defesa, General Joaquim Silva e Luna e o Diretor Operacional da Folha de Pernambuco, José Américo Lopes Góis. 

Via FolhaPE