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quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Candidato com 1% nas pesquisas terá 40 segundos por semana no Jornal Nacional

O maior grupo de comunicação do país decidiu que dará destaque diário em seus telejornais apenas aos 5 candidatos mais bem posicionados nas pesquisas de opinião.

Quem tiver 1% de intenção de voto ou acima nas pesquisas das empresas Ibope ou Datafolha –mas não estiver entre os 5 primeiros colocados –terá direito de aparecer uma vez por semana em uma reportagem de 40 segundos no Jornal Nacional, principal telejornal da Globo. Nos outros dias, será ignorado.

Os 5 mais bem colocados nas pesquisas hoje são Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PSL), Marina Silva (Rede), Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB). Como Lula está preso, a Globo decidiu não fazer cobertura da campanha do PT.

A emissora fez um documento detalhado a respeito das regras que pretende seguir. No texto, é destacado que candidatos sem agenda de campanha não terão cobertura.

Além disso, a TV Globo ressalta que candidatos podem entrar ou sair do grupo de cobertura, dependendo de mudanças nos resultados das últimas pesquisas. A emissora não vai considerar a margem de erro para a aplicação desses critérios.

Leia a íntegra do documento aqui.

ENTREVISTAS

O Grupo Globo já fez o sorteio das datas em que vai entrevistar cada 1 dos principais candidatos a presidente em seus telejornais.

Haverá entrevistas de 25 minutos para cada candidato no Jornal Nacional (TV Globo) e de 30 minutos no Jornal das 10 (Globonews). As datas são as seguintes:

Segunda-feira (27) – Ciro Gomes (PDT);
Terça-feira (28) – Jair Bolsonaro (PSL);
Quarta-feira (29) – Geraldo Alckmin (PSDB);
Quinta-feira (30) – Marina Silva (Rede).
No Jornal da Globo, telejornal de fim de noite da TV Globo, as entrevistas terão 25 minutos e serão realizadas de 17 de setembro a 21 de setembro de 2018.

Iniciou nesta 2ª

A emissora iniciou nesta segunda-feira (20) a cobertura diária da agenda dos candidatos ao Planalto registrados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). As reportagens foram todas em tom neutro ou com viés positivo. Cada candidato contou com 49 segundos e ao todo foram 2min e 27 segundos dedicados à agenda dos candidatos.