Últimas

Sérgio Moro é o mais votado entre juízes federais como sugestão a Temer para o STF


O responsável pelos julgamentos dos processos da Operação Lava Jato em primeira instância, Sérgio Moro, foi o mais votado na consulta da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) para compor a lista tríplice que será entregue ao presidente Michel Temer (PMDB) como sugestão para a vaga de Teori Zavascki no Supremo Tribunal Federal (STF). Moro, titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, recebeu 319 votos.

Moro foi seguido pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Reynaldo Soares da Fonseca, com 318. Em terceiro lugar, com 165 votos, ficou o desembargador do Tribunal Regional Federal de São Paulo Fausto De Sanctis.

Moro é juiz federal há 20 anos. Doutor pela Universidade Federal do Paraná, fez especialização em crimes financeiros quando trabalhou no caso Banestado e auxiliou a ministra Rosa Weber durante o julgamento da Ação Penal 470, o Mensalão.

Reynaldo Fonseca é ministro há dois anos, membro da Quinta Turma e da Terceira Seção do STJ e  compôs a Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo, da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República como representante da Ajufe. 

De Sanctis ficou à frente de casos de grande repercussão, como a Operação Satiagraha e Castelo de Areia. O magistrado é doutor em direito penal e especializado em legislação de combate ao crime de lavagem de dinheiro.

A escolha da lista tríplice começou nos dias 24 e 25 de janeiro, quando os associados indicaram os nomes, com a única restrição de o magistrado ter mais de 35 anos, como determina a Constituição sobre a composição do STF. Os 34 nomes mais votados integraram uma nova seleção que começou no dia 26 e foi até essa terça-feira (31/01).

Via PE Notícias

Postar um comentário

Comente!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Petrolândia Notícias