CLIMAGEM

CLIMAGEM

TRINDADE MÓVEIS

TRINDADE MÓVEIS

JAQUES

JAQUES

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CONVENIÊNCIA BODEGA DA VILLA

CONVENIÊNCIA BODEGA DA VILLA

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Operação devolve 109 pássaros à natureza em Pernambuco; veja fotos

Operação evolve 109 pássaros à natureza em Pernambuco/Foto: divulgação/FPI-PE

Cento e nove aves das espécies Galo de Campina, Tico-tico, Maria Fita, Cancão e Papa-capim foram devolvidos à natureza em Pernambuco por meio do programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI-PE). Os animais silvestres foram resgatados por meio de apreensão e entregas voluntárias durante as ações de combate aos danos ambientais dos técnicos da equipe de fauna do FPI-PE, que teve início no último fim de semana e segue até os próximos dias 4 e 5 em municípios do Sertão do Pajeú. 

Para cuidar dos animais feridos e em situação de saúde precária, um trailer equipado foi montado para que os veterinários possam realizar procedimentos médicos. O veículo foi cedido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). As equipes realizaram as primeiras apreensões em uma feira popular em Afogados da Ingazeira, onde foram encontradas diversas aves silvestres e exóticas sendo comercializadas. Um total de 342 aves, incluindo exóticas em situação de maus tratos, foi recolhido até esta quarta-feira (1º).

Durante a ação, foram lavrados Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) contra três homens, pelo comércio irregular dos animais, e recolhidas 20 armadilhas para capturar pássaros. Até o fim da ação no Pajeú, o programa continuará com os trabalhos de fiscalização com resgate dos animais, que, depois de avaliados, serão encaminhados para soltura ou para reabilitação.

O programa de Fiscalização Preventiva Integrada é uma ação continuada que tem o objetivo de adotar medidas preventivas para melhorias da gestão ambiental e qualidade de vida na região da Bacia Hidrográfica do São Francisco. Já passou pelos estados da Bahia, Alagoas, Sergipe e Minas Gerais, ocorrendo pela primeira vez em Pernambuco. 

Via FolhaPE