CLIMAGEM

CLIMAGEM

CONVENIÊNCIA BODEGA DA VILLA

CONVENIÊNCIA BODEGA DA VILLA

domingo, 3 de dezembro de 2017

Reestruturação do Museu da PMPE vai sair do papel


A história da Polícia Militar se confunde com a do próprio Estado. São capítulos e mais capítulos de lutas memoráveis em defesa da sociedade, que a PMPE está disposta a contar a partir da reestruturação do seu museu, que começa a sair do papel e a virar realidade. Reuniões estão sendo realizadas envolvendo pessoas e associações que têm interesse de participar da reconstrução, como encontros na Casa Militar e no Clube dos Oficiais. Paralelo a elas, uma comissão foi formada no Quartel do Comando Geral, que está fazendo um levantamento de todo o material disponível para ser exposto, hoje guardado em local não acessível ao público no Quartel do Derby.

A coleção reúne inúmeros atrativos, entre fardas, armas, documentos, fotos, livros e muitas curiosidades que mostram o passo a passo da corporação em seus quase 200 anos de existência. Uma história rica que passa por combates célebres, como o enfrentamento ao Cangaço na aridez da caatinga, a batalhas em defesa da vida em tragédias naturais, como nas enchentes da Zona da Mata. Tudo devidamente documentado e que será aberto para visitação do público, logo que trâmites legais e estruturais sejam revolvidos.


Dessa forma, a PMPE espera promover o conhecimento, a vivência e a exploração de um patrimônio histórico e cultural que deve ser do conhecimento de todos os cidadãos, aproximando a sociedade de suas raízes. Além do diagnóstico das necessidades para revitalização de peças e reestruturação do museu, caberá à comissão criada viabilizar uma sede. O grupo tem 45 dias, renováveis por mais 45, para concluir toda essa etapa do trabalho.

Criado em 1978, o Museu da Polícia Militar já funcionou em diversos locais, inclusive no Batalhão de Radiopatrulha e no Batalhão de Choque, até o material ser recolhido para o QCG, até que o novo Comando da PMPE decidiu tocar para frente a sua reestruturação. Uma mostra do acervo poderá ser vista e dezembro, em Nova Jerusalém, Brejo da Madre de Deus, com uma exposição itinerante que será montada durante o espetáculo Natal sem Fome da Polícia Militar de Pernambuco, em parceria com a Sociedade Teatral de Fazenda Nova.

Fonte: FOTO: Cabo PM Elton Camilo/5ª EMG-PMPE