CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CLIMAGEM

CLIMAGEM

CONVENIÊNCIA BODEGA DA VILLA

CONVENIÊNCIA BODEGA DA VILLA

sábado, 7 de outubro de 2017

Vazão lago de Sobradinho cai ainda mais na segunda-feira


Maior reservatório da bacia do Rio São Francisco, o lago de Sobradinho (na Bahia) vai começar, na próxima segunda-feira (09) uma redução gradual dos atuais 580 metros cúbicos por segundo (m³/s) até o limite de 550 m³/s. É o menor patamar já praticado desde que o reservatório foi implantado na década de 1970. A decisão deve impactar mais de 30 cidades do Sertão do Estado que são abastecidas a partir do Velho Chico, além dos produtores de frutas irrigadas em municípios como Santa Maria da Boa Vista.

A decisão foi tomada para poupar a água do reservatório que estava, ontem, com 4,59% do seu volume útil, aquele que fica acima do volume morto. Nesse último, não é possível gerar energia. 

Os reservatórios de Sobradinho e Xingó (também São Francisco) estão autorizados pela Agência Nacional de Águas (ANA) a liberar uma média mínima diária de 550m³/s de água desde 18 de julho de acordo com a Resolução da Agência Nacional de Águas (ANA) nº 1.291/2017. A redução da vazão deve ocorrer até o fim de novembro, quando começa o período chuvoso daquela região.