CLIMAGEM

CLIMAGEM

CONVENIÊNCIA BODEGA DA VILLA

CONVENIÊNCIA BODEGA DA VILLA

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Em Nota, Secretaria de Saúde nega ter deixado paciente de Petrolândia na BR-232 em Caruaru


NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolândia vem a público esclarecer algumas informações veiculadas em redes sociais e blogs esta semana.

No que diz respeito aos pacientes com exames e consultas agendados para Caruaru – PE e que viajam no ônibus rodoviário municipal (ônibus do TFD), informamos que por questões de segurança, esses pacientes são orientados a desembarcarem no Hospital Regional do Agreste (HRA), uma vez que no horário de chegada ao município de Caruaru (madrugada) as unidades de saúde que prestam serviços ao SUS encontram-se fechadas. 

O Hospital Regional funciona 24h, conta serviço de vigilante, banheiro, local para alimentação e acesso à táxis, moto-táxis e ônibus. Está localizado às margens da Estrada para Agrestina, e os pacientes desembarcam no acesso de pacientes que chegam de ônibus, na entrada do hospital. 

O motorista atualmente responsável pelo ônibus do TFD afirma que no momento do embarque, em Petrolândia, comunica verbalmente aos pacientes com destino à Caruaru que os mesmos ficarão no Hospital Regional, pelos motivos acima mencionados. O condutor nega já ter deixado qualquer paciente na BR 232, próxima ao hospital. (VER IMAGEM NESSA PUBLICAÇÃO).

Em relação à marcação de exames de média e alta complexidade, como cintilografia, informamos que conforme pactuação estadual, a responsabilidade pelo fornecimento e agendamento desses exames é da Regional de Saúde (GERES). Dessa forma, toda documentação recebida pela Secretaria Municipal de Saúde é encaminhada e posteriormente recebemos a confirmação da marcação com data, local e horário do procedimento. Contudo, na eventualidade de algum erro, o Serviço de Marcação de Consultas Municipal pode ser acionado para tentativa da resolução do problema junto à GERES, evitando assim remarcação do exame ou consulta. No entanto, não formos informados, o que impossibilitou uma intervenção.

Recebemos também, informalmente, outras “denúncias” referentes aos atendimentos em Postos de Saúde e marcação de consultas para o Hospital, porém, a ausência de informações completas ou coerentes, dificultaram e/ou impossibilitaram o trabalho de investigação e resolução dos problemas por parte da Secretaria. 

Dessa forma, entendemos e respeitamos o direito de expressão de todos, porém, reforçamos a necessidade que a denúncia chegue ao Conselho Municipal de Saúde ou à própria Secretaria de Saúde, para dar celeridade à resolução do problema, e garantir que todas as informações necessárias sejam coletadas.

CONTATOS:
Secretaria Municipal de Saúde de Petrolândia
Rua Cecília Delgado, 87 Centro, Petrolândia-PE 
Fone: (87) 3851-1287
Funcionamento: Segunda a Sexta, das 7h30 às 13h30
Conselho Municipal de Saúde de Petrolândia
Av. dos Três Poderes 1º andar do Mercado Público
Centro, Petrolândia – PE
Funcionamento: Segunda e Sexta, das 8h às 12h.


Informações e fotos: Assessoria da Prefeitura de Petrolândia/Facebook