CLIMAGEM

CLIMAGEM

CONVENIÊNCIA BODEGA DA VILLA

CONVENIÊNCIA BODEGA DA VILLA

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

[Vídeo] Avião com brasileiros resgatados de ilha afetada por furacão chega ao Brasil

Um grupo de oito brasileiros e seis estrangeiros que estavam na ilha de Saint Martin, no Caribe, uma das regiões mais afetadas pela passagem do furacão Irma, chegou ao Brasil na madrugada desta quarta-feira (13.09).

Eles foram resgatados por uma aeronave da Força Aérea Brasileira, após uma força-tarefa que envolveu avisos em rádios locais, um dos poucos meios de comunicação disponíveis devido à falta de energia, e mensagens entre parentes e Itamaraty.

A aeronave pousou na base aérea de Brasília por volta de 1h30 após voo de cerca de 12 horas, saindo de Nova York e com escala em Trinidad e Tobago. Estavam no voo oito brasileiros, um americano, dois venezuelanos e três holandeses - a maioria dos estrangeiros é casado ou filho de brasileiros.

No domingo (10), o Itamaraty havia informado que ao menos 65 brasileiros estavam no Caribe. Destes, 32 estavam em Saint Martin, somados o lado holandês quanto francês. Antes do resgate, porém, parte do grupo já havia conseguido deixar a ilha por meio de operações de apoio de outros países.

A Força Aérea Brasileira divulgou em seu perfil no Twitter as imagens da chegada dos resgatados. Confira no vídeo:


Demais brasileiros
Ao menos dois decidiram ficar - segundo os parentes, em busca de reconstruir suas casas. O Itamaraty não tem informações atualizadas sobre os demais. Segundo o ministério, apenas na ilha de Tortola, que é território britânico, ainda há dificuldades de acesso. Em geral, a maioria dos brasileiros resgatados nesta terça-feira (12) já moravam na ilha há alguns anos e passavam por dificuldades nos últimos dias devido à falta de energia e de água.

Fonte: Folha PE