CLIMAGEM

CLIMAGEM

CONVENIÊNCIA BODEGA DA VILLA

CONVENIÊNCIA BODEGA DA VILLA

domingo, 17 de setembro de 2017

Reassentados do sistema Itaparica cobram do governo reabertura do dialogo e diz que não vão aceitar a privatização da Chesf; representantes de Petrolândia, participaram

Mais de 10 mil pessoas participaram da Audiência Pública/Foto: Alex Santos

Representantes e autoridades de Petrolândia, participaram da Audiência Pública/Foto: Alex Santos 

José Maurício presidente do STTR de Petrolândia, participou da Audiência Pública/Foto: Alex Santos

Natanael Caetano vice-presidente do STTR de Petrolândia e representante do Polo Sindical, participaram da Audiência Pública/Foto: Alex Santos

A cidade de Paulo Afonso, norte do estado da Bahia, sediou nesta sexta-feira (15.09), uma audiência pública para debater o futuro dos reassentados dos perímetros irrigados do sistema Itaparica. O evento foi realizado no Clube Paulo Afonso (CPA), onde contou com presenças de mais de 10 mil pessoas. Estiveram na audiência prefeitos, secretários municipais, vereadores e representantes sindicais de vários municípios, a exemplo dos prefeitos de Santa Maria da Boa Vista, Humberto Mendes e de Orocó, George Gueber. Também esteve presente o deputado estadual por Pernambuco, Odacy Amorim e o deputado federal da Bahia, Mario Negromonte Junior. a coordenadora do Polo sindical do sistema Itaparica, Genilda Pereira e o presidente da Fetape, Doriel Barros. Ainda o representante da Codevasf, Dr. Napoleão e da Chesf, Carlos Brito.

A organização e todos os participantes da audiência pública lamentaram profundamente as ausências dos representantes do Ministério da Casa Civil, Ministério da Integração Nacional e do Tribunal de Contas da União (TCU).

Todos os participantes manifestaram suas preocupações com a idéia do governo federal de privatizar a Chesf, sendo todos enfáticos ao dizerem que assim como já houve resistência no passado, dessa vez não será diferente e que não vão permitir em hipótese nenhuma que vendam o patrimônio do povo são franciscano. Outra questão levantada e que contou com a unanimidade de dos presentes é na aceitação de transferências da administração dos projetos nas condições em que eles se encontram. O prefeito de Santa Maria da Boa Vista, Humberto Mendes e o vereador de Orocó, Luiz Bernardino, disseram que é de responsabilidade do governo federal reestruturar todos os perímetros irrigados para depois fazer a transferência de gerenciamento. Ao final da audiência pública foi trabalhada uma pauta com reivindicações a ser encaminhada para as autoridades do governo federal, esperando os participantes que a resposta seja dada o mais rápido possível.

Ainda estiveram na audiência pública realizada na cidade de Paulo Afonso, Rogério Viana secretário de agricultura de Petrolândia (representando a prefeita Janielma Souza), vereadores de Petrolãndia Dedé de França e Delano Santos, presidente do STTR de Petrolândia José Mauricio e seu vice-presidente Natanael Caetano, representantes da Tribo Indígena Atikum, Quilombolas, vice prefeito da cidade de Floresta Pedro Vilarim e mais: Davi, prefeito de Gloria; Geraldinho, prefeito de Rodelas; Pedro Oliveira, prefeito de Curaçá; Valter Firmino, vice prefeito de Santa Maria da Boa Vista e os vereadores de Orocó; Valquiria Amando, presidente da câmara municipal, Ighor Cratéu, João de Demar e Patrício do Projeto, ainda Sergio Leal, secretário de administração de Santa Maria da Boa Vista.

Fotos
















Redação do Blog Didi Galvão
Fotos: Alex Santos