CLIMAGEM

CLIMAGEM

CONVENIÊNCIA BODEGA DA VILLA

CONVENIÊNCIA BODEGA DA VILLA

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Petrolândia: Após 31 anos Polo Sindical e Lideranças do Projeto Apolônio Sales se reúnem em prol do Reassentamento de Itaparica


A Prefeita Janielma Souza coordenou reunião com o Pólo Sindical, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), Câmara Municipal de Petrolândia e lideranças dos Perímetros irrigados do Projeto Apolônio Sales e Barreiras na tarde desta quarta-feira (13.09) na sala de reunião da Prefeitura de Petrolândia. Abrindo a reunião a Prefeita indagou a necessidade de haver um alinhamento entre o movimento sindical, lideranças dos Perímetros e o Poder Público, sobretudo situação de dificuldades atualmente enfrentadas pelo Reassentamento de Itaparica.                       

O Vereador Paulo Gomes de Glória-BA, que vai presidir audiência pública sobre Itaparica discorreu sobre os objetivos da audiência e a importância da união dos reassentados nesse encontro.Renato Pedro liderança do Projeto Apolônio Sales, afirmou que a luta é de todos, porém a mesa de negociações deve ter espaço para as lideranças de todos os perímetros. A Coordenadora do Pólo Sindical falou da representatividade do movimento sindical e que considera importante a participação dos reassentados de Petrolândia na audiência pública em Paulo Afonso-BA, no dia (15/09). Afirmou ainda que está assegurada as falas de todas as lideranças.                  

Já o Secretário Interino de Agricultura e Meio Ambiente de Petrolândia,  Rogério Viana, sugeriu um encontro para depois da audiência onde sejam definidos os papéis das organizações sociais, das organizações de produtores e os poderes públicos. A Coordenadora do Pólo Sindical e todos presentes concordaram com a proposta do Secretário. Como encaminhamento os Perímetros Barreiras e Apolônio Sales confirmaram a participação na audiência pública. Na condição de estarem inseridos na mesa de negociação. A Prefeita e o Sindicato assumiram o compromisso de apoiar na logística de transporte.     
                   

Na reunião foi registrada a presença dos Vereadores Delano Santos (Presidente da Câmara de Petrolândia), Jorge Viana, José Luiz (Zé Pezão), os agricultores Miguel Eloi, Renato Pedro e os Presidente e Vice do STR - José Maurício e Natanael Caetano respectivamente Presidente e Vice Presidente.                        

Serão articulados os irrigantes de todos os perímetros. Haverá transporte saindo às 7hs da manhã de frente do Posto Texano em Petrolândia (Posto de Armando).

Curiosidade

Segundo informações o Polo Sindical e Lideranças do Projeto Apolônio Sales em Petrolândia, não se reuniam há mais de 30 anos, onde a ultima vez que se reuniram-se para dialogarem, foi no ano de 1986 na antiga Petrolândia. Vale destacar que as duas entidades Polo Sindical e Associação em conjunto com as lideranças do Projeto Apolônio sempre divergiram, afim de defender a autonomia do que defedem, mais devido a graves problemas que vem sofrendo o reassentamento de itaparica, onde não existe orçamento garantido para pagamento de energia e de assistência técnica de manutenção, contando também com o sistema de bobeamento sucateados, além da ameaça da privatização da Chesf. Salientando que as lideranças do Polo Sindical e do Projeto Apolônio Sales conseguiram através dessa reunião passar por cima de qualquer diferença e se uniram após três décadas em prol do reassentados de Itaparica em Petrolândia.

Redação do Blog Petrolândia Notícias
Fotos e informações: Rogério Viana