CLIMAGEM

CLIMAGEM

CONVENIÊNCIA BODEGA DA VILLA

CONVENIÊNCIA BODEGA DA VILLA

LOJA FRANCK ELETRO

LOJA FRANCK ELETRO

DRA. ANA CLÁUDIA XAVIER - FISIOTERAPEUTA

DRA. ANA CLÁUDIA XAVIER - FISIOTERAPEUTA

FRIGORÍFICO J & R CARNES & CIA

FRIGORÍFICO J & R CARNES & CIA

Italínea

Italínea
BREVE EM PETROLÂNDIA

PANIFICADORA DOCE PÃES

PANIFICADORA DOCE PÃES

CHURRASCARIA COME-SE BEM

CHURRASCARIA COME-SE BEM

SENHORINHA GÁS

SENHORINHA GÁS
O GÁS MAIS BARATO DA CIDADE

LOJA D' BRUM

LOJA D' BRUM

CLÍNICA ODONTOLÓGICA ANTÔNIA LOPES

CLÍNICA ODONTOLÓGICA ANTÔNIA LOPES
CIRURGIÃO DENTISTA DR. FÁBIO LOPES

CLÍNICA E LABORATÓRIO 'JAQUES'

CLÍNICA E LABORATÓRIO 'JAQUES'

POSTO DR COMBUSTÍVEIS

POSTO DR COMBUSTÍVEIS

LANCHONETE PATRIOTA

LANCHONETE PATRIOTA

NEGUINHA SALGADOS

NEGUINHA SALGADOS

Dra. MARIA RAPHAELA COUTO

Dra. MARIA RAPHAELA COUTO

DR. ÉRICO HEBERT

DR. ÉRICO HEBERT

DR. JEFFERSON TÉCIO

DR. JEFFERSON TÉCIO

FRIGORÍFICO JB

sábado, 16 de setembro de 2017

Cultura Brasileira é vivenciada pelas crianças e adolescentes da LBV em Pernambuco


Uma viagem pelos estados do Pará e o Maranhão, foi promovida pelas crianças e adolescentes assistidas pelo programa Criança - Futuro no Presente! da Legião da Boa Vontade, conhecendo a cultura e a riqueza dos estados da Amazônia Brasileira. Os pequenos promoveram dezenas de atividades artísticas e culturais na valorização do Folclore Brasileiro, com muita dança, artesanato, teatro, contação de lendas e parlendas.

O Corpo de Ballet Passos para o Futuro, formado pelas meninas e meninos, atendidos pela Instituição, conheceram a história do carimbó expressão musical e rítmica da região Amazônica. As crianças deram um show e demonstraram que aprenderam direitinho o carimbó paraense. Não tem como falar das lendas, sem citar o boi-bumbá, a garotada da LBV, através da oficina de artesanato, construiu um painel que utilizou material de sucata (papelão, cola, papel colorido) e a criatividade foi por conta de cada menino e menina que montou o bumba meu boi, embelezando todo o ambiente.

O educador social da LBV Miguel Bacelar, comenta que as crianças e adolescentes ficaram impressionados com o desafio apresentado por ele. "Dezenas de crianças me questionaram como que poderíamos confeccionar um boi-bumbá, e fomos orientando junto com a criatividade de cada um, e o nosso painel ficou um espetáculo. Cada um percebeu como é possível criar com o apoio coletivo", explicou.

O menino Walter, 10 anos, atendido pelo programa Criança - Futuro no Presente, da LBV, disse que estava com dúvidas se da caixa de papelão poderia nascer um objeto. "Quando o educador disse que iríamos construir um boi-bumbá com material reciclado duvidei, mais com a ajuda de meus amiguinhos, confeccionamos um boi bonito, fiquei contente com o resultado. Foi muito legal", comentou o garoto.

Os idosos que integram o programa Vida Plena da LBV, também participaram do projeto, valorizando a cultura brasileira, as parlendas ficaram à responsabilidade deles, para contar as crianças e adolescentes da Instituição em uma grande experiência Inter geracional.

Encerrando as atividades artísticas e culturais do Folclore Brasileiro, o Grupo de Teatro LBV, formado pelos meninos e meninas da Instituição dramatizaram a lenda do Bumba Meu Boi, juntamente com a participação do Grupo Cultural Boi Mimoso da Bomba do Hemetério, que apresentou a cultura do boi no folguedo brasileiro.

Promover a cultura é respeitar a diversidade

Ao trabalhar valores e sentimentos em sala de atividades, aliando-os ao conteúdo pedagógico, a Legião da Boa Vontade prepara integralmente o atendido. Isso porque a Entidade o enxerga além do intelecto, formando Cérebro e Coração, como define o dirigente José de Paiva Netto na Pedagogia do Afeto e na Pedagogia do Cidadão Ecumênico quando apresenta o diferencial da LBV ao ver o Ser Humano e seu Espírito Eterno.

No Recife, PE, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua dos Coelhos, 219 — Coelhos. Para outras informações, ligue: (81) 3413-8601.

ASCOM