CLIMAGEM

CLIMAGEM

CONVENIÊNCIA BODEGA DA VILLA

CONVENIÊNCIA BODEGA DA VILLA

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Lula chega ao Recife nesta quinta (24) para três dias de agenda

(Na passagem da Caravana por Arapiraca (AL), Lula andou em carro de boi Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

O ex-presidente Lula chega ao Recife nesta quinta-feira (24) para mais uma etapa da sua “Caravana pelo Brasil”. Nessa quarta (23.08), o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) recebeu o processo em que o petista foi condenado a nove anos e seis meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro no caso que envolve o apartamento tríplex no Guarujá, em São Paulo. Não há previsão para decisão sobre recursos apresentados pelo ex-presidente e pelas outras partes do processo. Lula foi condenado em primeira instância pelo juiz da 13ª Vara Federal, Sérgio Moro, em 12 de julho.

O primeiro compromisso oficial de Lula no Estado será às 15h, em uma visita ao Museu do Cais do Sertão, no Recife Antigo. Um encontro com a ex-primeira-dama Renata Campos também está previsto, porém não foi confirmado pela assessoria do petista. A reunião teria caráter pessoal, pois Lula gostaria de retribuir a visita feita por Renata a ele durante o internamento da ex-primeira-dama Marisa Letícia, em fevereiro, em São Paulo, antes do seu falecimento. Lula confidenciou a pessoas próximas que ficou “bastante tocado” com a atitude de Renata.

O dia mais movimentado de Lula em Pernambuco será nesta sexta (25). Às 10h, o petista vai a Ipojuca, onde participa de um ato em defesa da indústria naval, na faculdade Fajolca, reunindo trabalhadores de sete categorias. Em Ipojuca, a pauta da privatização da Eletrobrás deverá ser abordada. Funcionários da Chesf entregarão um documento pedindo empenho de Lula sobre a causa.

Na sexta (25) à tarde, o petista participará, no Pátio do Carmo, de um ato organizado pela Frente Brasil Popular, que reúne forças políticas de esquerda. Entre os temas abordados, estão a oposição ao governo de Michel Temer (PMDB) e o combate às reformas apresentadas pelo peemedebista.

A passagem de Lula por Pernambuco se encerra sábado (26), com uma visita, pela manhã, a pescadores, marisqueiras e à comunidade, revitalizada com recursos do seu governo. O ex-presidente já tem data para retornar ao Estado. Será no dia 31 de agosto, num intervalo entre visitas ao Ceará e Piauí. Lula deverá fazer um ato em Ouricuri ou Granito, no Sertão do Araripe.

A Caravana pelo Brasil tem, entre os seus objetivos, revisitar obras que podem ser consideradas legados do seu governo. Em Pernambuco, o petista deixou de fora a Transposição do Rio São Francisco e a ferrovia Transnordestina, ambas inacabadas. “Pela distância das cidades, não dá para fazer tudo de uma vez”, disse o presidente do PT-PE, Bruno Ribeiro. A deputada estadual Teresa Leitão (PT) lembrou da visita de Lula e Dilma Rousseff a Monteiro (PB), em março deste ano, à obra da Transposição, contemplando a agenda.

PROTESTO: O ex-presidente enfrentará protestos no Recife. O grupo Direita Pernambuco, cuja página no Facebbok tem citações ao deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), organiza para sexta-feira (25), às 16h, um ato na Praça do Derby, reduto de movimentos de esquerda. “Será um ato de repúdio ao ex-presidente. Vamos cobrar que ele pague pelos crimes que já foi condenado e se justifique pelos ainda vai ser”, disse o presidente do grupo, Leandro Quirino. 

Via: JC Online - Por Mariana Araújo