CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CHURRASCARIA E HOTEL NILSON

CLIMAGEM

CLIMAGEM

CONVENIÊNCIA BODEGA DA VILLA

CONVENIÊNCIA BODEGA DA VILLA

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Estiagem dá trégua e avicultor comemora

Mais do que folclórica, a Corrida das Galinhas, em São Bento do Una, no Agreste, movimenta a economia. É nesta época do ano que o assunto 'estiagem' dá uma trégua e os produtores se reúnem para discutir o que há de mais recente no mercado avícola na II Feira de Avicultura do Nordeste (Aviuna). Para se ter ideia, a atividade é tão importante que Pernambuco é o produtor de ovos e frangos mais importante do Nordeste.

No Brasil, está em quarto lugar na produção de ovos e em sétimo na de frango, gerando 3,5 mil postos de trabalho diretos e mais de 7,5 mil indiretos. É de lá também que sai boa parte da produção de leite do Estado.

De acordo com o presidente da Associação Avícola em Pernambuco (Avipe), Edival Veras, o sucesso do setor, mesmo em tempos de seca, tem a ver com o uso eficiente da água. "Isso fez com que a produção não caísse", observou. Por ano, a atividade injeta R$ 2,8 bilhões na economia do Estado. Por mês, 210 milhões de ovos e 13 milhões de frangos são produzidos na região e escoados para o mercado interno. Apenas 1% de tudo isso é exportado.

Segundo a Prefeitura de São Bento do Una, nenhuma das 50 granjas demitiu por causa da crise hídrica. Porém, todos os empresários têm o mesmo argumento: se a falta de chuvas continuar, aliada à falta de incentivo dos governos estadual e federal, a produção tende a diminuir e as demissões serão inevitáveis, já que os investimentos feitos na captação de água não podem interferir no produto final.

E isso é tudo o que o Governo não quer, principalmente porque vem da agropecuária o melhor desempenho no Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. Em passagem, ontem, pela região, o governador Paulo Câmara anunciou investimentos para reestruturar a Agência Estadual de Fiscalização e Defesa Agropecuária (Adagro). Ele ainda assinou o decreto de operação da rastreabilidade do ovo, abriu seleção temporária para contratação de 74 técnicos de defesa agropecuária e anunciou concurso público para contratação de 50 fiscais agropecuários.

“Temos que estar muito perto do campo e nos arranjos produtivos, buscando gerar emprego e renda, fazendo com que a produção avícola de Pernambuco continue a crescer. Nesse sentido, a Adagro tem um papel fundamental: o de orientar, de fiscalizar e fazer parcerias em favor de uma agropecuária de qualidade, que proteja as pessoas que adquirem os produtos e, ao mesmo tempo, dê boas condições de trabalho aos fornecedores”, afirmou o governador.

Via PE Notícias