CLIMAGEM

CLIMAGEM

CONVENIÊNCIA BODEGA DA VILLA

CONVENIÊNCIA BODEGA DA VILLA

SENHORINHA GÁS

SENHORINHA GÁS
O GÁS MAIS BARATO DA CIDADE

LOJA D' BRUM

LOJA D' BRUM

CLÍNICA ODONTOLÓGICA ANTÔNIA LOPES

CLÍNICA ODONTOLÓGICA ANTÔNIA LOPES
CIRURGIÃO DENTISTA DR. FÁBIO LOPES

CLÍNICA E LABORATÓRIO 'JAQUES'

CLÍNICA E LABORATÓRIO 'JAQUES'

POSTO DR COMBUSTÍVEIS

POSTO DR COMBUSTÍVEIS

LANCHONETE PATRIOTA

LANCHONETE PATRIOTA

NEGUINHA SALGADOS

NEGUINHA SALGADOS

Dra. MARIA RAPHAELA COUTO

Dra. MARIA RAPHAELA COUTO

DR. ÉRICO HEBERT

DR. ÉRICO HEBERT

DR. JEFFERSON TÉCIO

DR. JEFFERSON TÉCIO

FRIGORÍFICO JB

sábado, 1 de julho de 2017

Mensagem do Poeta Hilton Filho aos 108 anos de Petrolândia


Hoje, Petrolândia completa 108 de emancipação política. Posso dizer que acompanhei de perto essa transformação ou transferência de valores, diga de passagem, bem de pertinho…
Veja bem. Há 29 anos, Petrolândia renasceu numa nova cidade cheia de “esperança”, onde um filho seu, assumindo as rédeas do seu comando, prometeu “Zelo e Dedicação”...
E no decorrer dessas quase três décadas, vi coisas que poucos, por descuido, não viu e nem tão pouco viveu.
Pois bem, quando montamos num cavalo alado e galopamos sentado na sela do destino, enxergamos as coisas que os galhos dos marmeleiros e das juremas do momento nos deixa ver… mas com o chicote e as esporas futucando um futuro melhor para os filhos e netos, e a cara lapeado e lavada com o riacho do rubro sangue, começamos aprender o que a vida quer realmente nos mostrar. 
Aí, você começa ver a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. Você aprende que amar não significa apoiar-se. Que companhia nem sempre significa segurança. E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes, não são promessas. 
Começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança. 
Depois de um tempo, você aprende que o sol queima, se ficar exposto por muito tempo. E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, um dia ela pode feri-lo. E se isso acontecer, você precisa perdoá-la. 
Descobre que se levam anos para construir confiança e, apenas segundos para destruí-la. Que você pode fazer coisas em um instante, das quais se arrependerá pelo resto da vida. 
Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. Que o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem da vida. 
Aprende que não temos que mudar de amigos se compreende que os amigos mudam. Percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos. 

Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que se quer ser, e que o tempo é curto. Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão. Que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados. 
Aprende que paciência requer muita prática. Descobre que algumas vezes, a pessoa que você espera que o chute quando você cai, é uma das poucas que o ajudam a se levantar. 
Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas, do que a quantidade de aniversários que você celebrou. 
Aprende que quando está com raiva, tem o direito de estar com raiva, mas isso não lhe dá o direito de ser cruel. 
Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar a si mesmo. 
Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido. O mundo não pára para que você o conserte. Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás. 
Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores. 
E você aprende que pode suportar que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe, depois de pensar que não pode mais.
Você aprende que um ”governo popular” não é e nem tão pouco foi popular.
Você aprende que nosso município foi e será “Hoje e Sempre” nosso porto seguro.
Você aprende que por mais dificuldade apareça, “Juntos podemos mais”.
E, finalmente, que a vida tem valor e que você tem valor diante da vida.
E mesmo vivendo em momentos incertos, e não “acreditando” que o “seu compromisso é com nós, munícipe”, eu te dou flores minha querida Petrolândia e te desejo um "feliz aniversário" num pedaço encardido de papel dobrado escrito com lápis de cera. Às vezes, para que possamos reconhecer o valor dos tesouros que possuímos, é preciso que alguém nos abra os olhos.
Por tanto, ainda estou procurando por aquele “Zelo e Dedicação” e que você se torne uma verdadeira “terra de esperança”... PARABÉNS!

Hilton Filho
Artesão das letras, Poeta com as mãos.