qua, 24 abril 2024
InícioAgriculturaPresidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia-PE, aborda manifestação e críticas...

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia-PE, aborda manifestação e críticas a Lula na BR 316 em entrevista exclusiva; Veja Vídeo

A entrevista do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia-PE, realizada na tarde desta sexta-feira (6) com Natanael Caetano, ao Blog PN Petrolândia Notícias concedida ao repórter/blogueiro Alex Santos, abordou a recente manifestação que ocorreu na BR 316, entre as cidades de Petrolândia e Floresta, no Sertão de Pernambuco, em decorrência da suspensão do fornecimento de energia para as bombas dos perímetros irrigados do sistema Itaparica. A seguir, você encontrará um resumo do que foi dito na entrevista:

Alex Santos: Natanael, você poderia nos falar sobre a manifestação que ocorreu na última quarta-feira na BR 316 e os motivos que a causaram?

Natanael Caetano: Boa tarde a todos. Desde a posse do novo superintendente, fomos chamados para uma reunião em que ele alertou sobre os riscos do sistema Itaparica devido à falta de recursos. Havia contas de energia em atraso de até 7 milhões de reais. Isso nos preocupou muito. A CELPE cortou a energia na semana passada, afetando mais de 10.000 pessoas em nosso município. Entramos com uma ação civil pública para garantir o religamento, que foi concedido após acordo com a Neoenergia.

Posteriormente, a empresa de operação e manutenção suspendeu antecipadamente o contrato, deixando-nos sem água. Em conjunto com distritos, comissões e organizações, realizamos um manifesto e uma manifestação para pressionar o governo a tomar medidas. Conseguimos dialogar com o governo e o deputado Carlos Veras interveio para realocar 25 milhões de reais do orçamento para Itaparica.

Conseguimos também agendar uma audiência com o secretário geral da presidência para discutir nossas necessidades. Queremos orçamento direto para Itaparica, não dependendo apenas de emendas parlamentares. Além disso, estamos buscando soluções como o uso de energia solar para reduzir os custos de energia no perímetro.

Alex Santos: A manifestação envolveu críticas ao presidente Lula. Qual sua opinião sobre a responsabilidade do presidente nessa situação?

Natanael Caetano: Não acredito que o presidente seja responsável por essa situação. Nós do Sistema Itaparica fomos informados desde o início da realidade dos recursos disponíveis. Ao contrário de superintendentes anteriores, este novo superintendente tem demonstrado responsabilidade ao tomar medidas para enfrentar a situação. Acreditamos que o diálogo está se abrindo e que os agricultores estão sendo ouvidos.

Alex Santos: Haverá uma reunião em Brasília. Como a imprensa poderá obter informações sobre o que será discutido?

Natanael Caetano: Sim, teremos uma reunião com o secretário geral da presidência em Brasília. A imprensa pode acompanhar e obter informações sobre o que será discutido. Além disso, disponibilizaremos o documento que apresentamos, que também será entregue em Brasília [DOCUMENTO ESTÁ ABAIXO].

Alex Santos: Deixe-nos suas considerações finais.

Natanael Caetano: Estamos comprometidos em revitalizar e reestruturar os perímetros irrigados, como o de Itaparica, para garantir que os agricultores tenham melhores condições de trabalho. Além disso, estamos lutando pela regularização fundiária e pela entrega de sequeiros de forma mais organizada. Acreditamos que o diálogo com o governo está começando a surtir efeito, e esperamos ver avanços significativos em breve.

ASSISTA A ENTREVISTA ABAIXO:

DOCUMENTO COM PROPOSTAS QUE SERÁ APRESENTADO EM BRASÍLIA:

Por Redação | Gravação de Vídeo: Ana Paula/Edição e Entrevista: Alex Santos

Relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tempo Hoje

Petrolândia
nublado
25.8 ° C
25.8 °
25.8 °
72 %
4.8kmh
90 %
qui
34 °
sex
34 °
sáb
31 °
dom
31 °
seg
24 °

Mais Lidas