CLIMAGEM

CLIMAGEM

CONVENIÊNCIA BODEGA DA VILLA

CONVENIÊNCIA BODEGA DA VILLA

sábado, 22 de abril de 2017

Petrolândia lembra com saudades o 1º ano de morte do Blogueiro Jair Ferraz; O eterno Rei da Notícia


Há um ano atrás, no dia 22 de abril de 2016, Petrolândia amanheceu com uma notícia triste, amanheceu diferente, amanheceu sem o blogueiro Jair Ferraz, O Rei da Notícia! Com tristeza e profundas saudades deixo aqui minha singela homenagem à um amigo que me apoiou, teve comigo nos primeiros passos como blogueiro e além de tudo foi um ícone dentro do noticiário local e regional. O homem do gato preto que se preocupava com seu povo e além de tudo tinha a coragem como poucos. Tenho certeza que Jair Ferraz sempre será lembrado pois o homem se vai, mas seu legado já mais é esquecido!

Blogueiros: Alex Santos (Eu), Jair Ferraz (In Memoriam) e Daniel Filho
Josimere Capistrano (Educadora), Alexandre Sertão (Poeta/Blogueiro) Jair Ferraz (In Memoriam) e Eu Alex Santos (Blogueiro).

Deixo aqui meus sinceros abraços a familiares e amigos, neste momento marcante para todos que conviveram com esse homem de caráter forte e coragem surpreendente!



"Não tem como não lembrar desse amigo que se foi, pois Jair faz parte do cotidiano desse blogueiro, que vos escreve. Após a morte do amigo, fui presentado pela família do mesmo com sua maquina fotográfica e em seguida após sua esposa ter que ir embora de Petrolândia, tive a alegria de ficar com o mascote do Blog o verdadeiro Gato Preto de Jair Ferraz, está comigo. Assim tive o privilegio e a satisfação de ter sempre ele por perto através desses presentes". Alex Santos. 

Fotos: Arquivos da Família

Segue a Biografia de vida de Jair de Souza Ferraz o eterno Rei da Notícia:

Filho de José Gregório Ferraz e Maria Amélia de Souza, Jair de Souza Ferraz, nasceu em 02 de março de 1957 na cidade de Caruaru – PE, capital do agreste e do forró.

Na infância, mudou-se de Altinho – PE, também no agreste, para Petrolândia, junto com seus pais e irmão, tornando depois, Petrolândia sua cidade, seu orgulho.

Aos 17 anos, decidiu aventurar por cidades onde podia encontrar familiares, sendo a primeira Arcoverde, cidade que conseguiu seu primeiro emprego com carteira assinada.
De muitas idas e vindas, passou por outras cidades cortadas pela BR 232, chegando ao Recife, capital pernambucana, onde devido a grande inteligência e presteza, conseguiu trabalho em grandes empresas do estado, sendo uma delas o Grupo Jayme da Fonte.

Na capital fez amigos, adquiriu conhecimento, aperfeiçoou sua esperteza, conheceu os prédios dos grandes jornais do estado e fez nascer em si, o gosto por noticias.

Um homem de coração bom e sem ganância, ajudando sem olhar a quem. Esse foi o Jair Ferraz que retornou a Petrolândia para dar sua contribuição na construção da nova sede da cidade.

Tornou-se funcionário publico federal, tendo através de concurso, ingressado no quadro de funcionários do Ministério da Saúde, atuando na FNS que em seguida seria conhecida por FUNASA (Fundação Nacional de Saúde). Assumiu o cargo de Assistente de Administração no SESP da cidade de Amaraji – PE, vindo a conhecer , na ocasião sua esposa, Maria da Conceição Feijó Ferraz e onde inicialmente criou e educou seus dois filhos, José Gregório Ferraz Neto e Thiago Feijó Ferraz.

Em Amaraji, cidade que viveu por 16 anos, fez muitos amigos, sendo conhecido por Jair do SESP e também por ser o melhor técnico de rádio e TV da Mata Sul, consertando os equipamentos e cobrando apenas pelas peças utilizadas. Ao ser questionado de, “porque não cobrar pela mão de obra?”, ele respondia que já ganhava no prazer em ver uma TV ou Radio funcionando por causa do trabalho dele.

No ano de 1997, mudou-se com esposa e filhos para Serra Talhada, tornando-se empresário no ramo farmacêutico com a ajuda dos pais e irmãos, chegando a Farmácia Trindade, ser a maior da cidade.

Devido a problemas, a farmácia não prosperou, e Jair decidiu voltar para Petrolândia, cidade que escolheu para viver seus últimos e bem vividos anos.

Em Petrolândia reencontrou amigos, conhecidos, colegas de escola e de trabalho, atuando no prédio da Secretaria Municipal de Saúde e no Hospital Municipal, até ser submetido a uma cirurgia do coração e ficar afastado das suas funções laborativas.

Mas Jair, não gostava de ficar parado, foi ai que em 2007, teve a ideia de criar o primeiro blog de noticias de Petrolândia, o Blog do Jair Ferraz, e até nesta ideia, resolveu homenagear a cidade, adicionando o nome ao site, ficando assim petrolandiape.com.

Através desta ferramenta de noticias, Jair conseguiu somar muitos amigos, admiradores, fãs, mas também algumas intrigas, tudo pela imparcialidade das noticias onde ele não dependia de políticos para manter o seu blog.

Fiscalizou os órgãos públicos municipais, criticou, mostrou para a população como os políticos locais trabalhavam, denunciou, mas também parabenizou por muitos trabalhos feitos por vereadores e prefeito da cidade.

Se auto denominou o “Rei da Noticia” pelo fato de não precisar sair de casa para procurar matérias, pois as noticias chegavam até ele de forma rápida e com fontes seguras. Adotou o “Gato Preto” como mascote do Blog, pois o mesmo dizia que o blog era o azar dos maus gestores.

Manteve-se firme com suas noticias até que, no dia 13 de abril de 2016, sofrer um AVC enquanto estava nos Correios em Petrolândia, sendo socorrido para Recife e no dia 22/04, após nove dias internado na UTI do Hospital Memorial São José faleceu por complicações devido ao acidente vascular cerebral.

Jair se foi, mas deixou em seus familiares, amigos, admiradores e fãs, a força do seu coração enorme que até hoje bate em todos nós.

Por meio de redes sociais amigos lembraram com importância essa data de um ano de morte do blogueiro Jair Ferraz:



Redação: Alex Santos/Biografia Ascom da Câmara de Vereadores/Fotos: Arquivo da família, Blog Petrolândia Notícias e Blog de Jair Ferraz/ Depoimentos via: WhatsApp