CLIMAGEM

CLIMAGEM

CONVENIÊNCIA BODEGA DA VILLA

CONVENIÊNCIA BODEGA DA VILLA

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Onça é morta com tiro após atacar gado em fazenda no interior do AM

Animal foi morto com tiro, segundo moradores (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

Uma onça-pintada foi morta na Zona Rural do município de Carauari, a 787 quilômetros de Manaus. De acordo com moradores da localidade, o animal foi abatido após uma sequência de ataques ao gado de uma fazenda. Ao todo, cinco bois teriam sido mortos pelo felino.

O caso ocorreu no dia 20, em uma área situada a cerca de 15 quilômetros da cidade de Carauari. Segundo moradores, fazendeiros relataram a morte de cabeças de gado e suspeitaram de ataques de onças na região.

A onça - que está em extinção - foi encontrada e morta por um tiro na região do abdômen. O G1 não teve informações do local para onde o animal foi levado após o abate.

A reportagem entrou em contato com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O órgão informou que ataques de onças devem ser comunicados ao Instituto, que realiza uma avaliação técnica que pode resultar na realocação do animal e outras medidas para evitar o abate.

Segundo moradores, ataques de onça são comuns na localidade. Em novembro de 2015 uma criança de 1 ano e 9 meses foi atacada enquanto brincada na margem de um rio, em Carauari. A onça se aproximou e deu uma patada na cabeça dela. A mãe da menina tentou defender a filha e também foi mordida pelo animal.

Do G1/AM